Escopo e áreas de publicação
Foco e Escopo
A Revista Ceres é um periódico bimensal editado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Destina-se à publicação de trabalhos científicos originais, com relevância técnico-científica, resultantes de pesquisas relacionadas às inovações e soluções dos problemas da agropecuária, com ênfase nas pesquisas relacionadas às regiões tropicais. As áreas de abrangência são:
- Produção vegetal
- Solos e nutrição de plantas
- Melhoramento vegetal aplicado à agricultura
- Fitossanidade
- Fisiologia e morfologia aplicadas à agricultura
- Propagação vegetativa e seminífera
- Engenharia Agrícola (compreende: Irrigação e Drenagem; Física do Solo; Agrometeorologia; Agricultura de Precisão; Tecnologia e Aplicação de Defensivos)
- Produção e sanidade animal aplicadas à agropecuária
Indexação
A Revista Ceres está indexada às principais bases de dados na rede mundial, conforme lista abaixo. No Brasil, está enquadrada no ranking da CAPES com nível B1. O Fator de impacto no ano/base 2016 foi de 0,2660.
- AGRIS
- CABI Abstracts
- e-journals
- EBSCO
- Lantindex
- Redalyc
- SciELO
- Scopus
- Zoological Records
Processo de avaliação pelos pares
O artigo encaminhado à Revista Ceres passará por uma seleção inicial realizada pelos Editores Associados antes do processo de envio aos revisores. A seleção prévia será realizada considerando-se: aderência ao escopo e adequação às normas da revista, originalidade e contribuição científica do tema, clareza e aderência entre objetivos e conclusões, qualidade da redação e das figuras, pertinência e atualização da literatura citada. Os artigos selecionados iniciarão, então, o processo de revisão por pares. Nesse trâmite, o artigo será avaliado primeiramente por dois revisores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa distintas das instituições dos autores. O Editor Associado terá autonomia para arbitrar sobre os pareceres dos revisores e decidir se o trabalho segue para publicação (com as devidas correções, se houver) ou se é rejeitado. Uma vez indicado pelo Editor Associado à publicação, o manuscrito segue para verificação final da Comissão Editorial, que, em qualquer caso, constitui a instância decisória máxima para aceitação ou rejeição dos manuscritos.
Quando em desacordo com os pareceres recebidos, os autores poderão enviar justificativas e contra argumentações, que serão cuidadosamente avaliadas e arbitradas pela Comissão Editorial.
Periodicidade
O periódico científico Revista Ceres é editado bimestralmente desde 1939, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
- ISSN 2177-3491